Como ser sustentável no dia-a-dia
- Ativamente Bons
- 26 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Pequenos gestos podem gerar grandes mudanças
Por Manuel Correia
O que é ser sustentável?
Ser sustentável é adotar práticas que equilibrem o desenvolvimento económico, a proteção ambiental e o bem-estar social, o que garante que os recursos naturais sejam utilizados de forma responsável e que os impactos negativos no meio ambiente sejam diminuídos. É também um conceito que abrange diferentes estilos de vida e que tem como objetivo garantir um equilíbrio entre as necessidades atuais e as futuras, na tentativa de preservar o meio ambiente e a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Se cada um de nós, humanos, fizer uma pequena ação que promova o equilíbrio do planeta, conseguiremos melhorar a preocupante situação atual.

7 medidas para seres mais sustentável no dia-a-dia
Algumas medidas que permitem ser mais sustentável no dia-a-dia passam por:
Diminuir o consumo de água:
Fechar a torneira enquanto escova os dentes e não tomar banhos longos regularmente.
Reduzir, Reutilizar, Reciclar:
Praticar os "3 Rs" ajuda a minimizar a quantidade de resíduos que produzimos. Isto inclui reduzir o uso de produtos descartáveis, reutilizar sempre que possível e reciclar materiais como papel, plástico, vidro e metal.
Evitar o desperdício de alimentos:
Planear refeições, guardar alimentos corretamente e aproveitar os restos.
Compartilhar e trocar:
Em vez de comprar novos objetos, pensa em partilhar ou trocar objetos com amigos, família ou vizinhos. Isto reduz o consumo e promove uma economia renovável.
Utilizar sacos reutilizáveis:
Substituir sacos plásticos por sacos reutilizáveis ao fazer compras ajuda a reduzir a produção de resíduos plásticos.
Economizar energia:
Desligar as luzes quando não estiverem em uso, usar lâmpadas LED de baixo consumo de energia e utilizar aparelhos eletrónicos.
Utilizar transporte sustentável:
Optar por caminhar, andar de bicicleta e usar transportes públicos podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa e o consumo de combustíveis fósseis.
Comentários